alabama shakes

Lançado no início do ano, ‘Boys & Girls’, o álbum de estréia do grupo deu a partida em uma onda de aclamação poucas vezes vista. Com resultados comerciais consideráveis, na semana de lançamento, desbancou Adele do primeiro lugar da parada britânica de discos independentes. Da cantora Adele ao ator Russell Crowe, não houve quem não se deixasse encantar pelo rock retrô e sulista do ‘Alabama Shakes’, e principalmente por Brittany Howard, vocalista que combina o melhor de Janis Joplin e Aretha Franklin. E ‘Boys & Girls’ revelou um quarteto composto por Brittany Howard (canto e guitarra), Heath Fogg (guitarra), Zac Cockrell (baixo) e Steve Johnson (bateria).

A história do ‘Alabama Shakes’ começa em uma escola de Athens, uma cidade de 20 mil habitantes no norte do Alabama, estado que Brittany tem, com muito orgulho, tatuado no braço. Brittany Howard que com o tédio na pacata Athen, ainda na adolescência, se refugiou na música se aproximou de Zac Cockrell e perguntou se ele queria tocar com ela. Sobre Zac, Brittany só sabia que ele tocava baixo e que usava camisetas com bandas que ninguém tinha ouvido falar. Eles começaram a se encontrar depois das aulas e escrever canções. E o fato de estarem a apenas uma hora do ‘Muscle Shoals’, estúdio conhecido por sua banda, de craques do soul e rock, que acompanhou em discos artistas como Wilson Pickett, Aretha Franklin, Elton John e os Rolling Stones, teve influência sobre a música, além de AC/DC e Led Zeppelin e a música mágica de James Brown.

Steve Johnson trabalhava na loja de música da cidade, e Howard sabia que ele tocava bateria e o convidou. A influência de Steve era o punk-metal. E com o guitarrista Heath Fogg eles formaram o ‘The Shakes’, logo ampliado para ‘Alabama Shakes’, porque havia outra banda com o mesmo nome. Uma das primeiras músicas que o grupo fez foi ‘Hold on’, atualmente o seu grande sucesso, com uma letra confessional, em que Brittany diz que não achava que fosse chegar aos 22 anos de idade, mas foi convencida a esperar um pouco mais aqui nesta dimensão. A tentativa de gravar suas canções com qualidade sonora na casa de Howard não funcionou, já que ela vivia ao lado de trilhos de trem. E finalmente encontraram o caminho para um estúdio de Nashville, no início de 2011, onde as músicas ‘You Ain't Alone’ e ‘I Found You’ foram gravadas e assim que apareceram em uma loja de discos de Nashville, as pessoas começaram a tomar conhecimento do incansável grupo e da presença magnética de Howard. Um fã ardoroso mencionou a banda a seus amigos, que incluía Justin Gage, o fundador do blog ‘Drunkard Aquarium’. Gage escreveu para Howard, pedindo permissão e postou a música ‘You Ain't Alone’ chamando-a de uma fatia do real. E, literalmente, durante a noite, o mundo desabou.

Heath Fogg | Zac Cockrell | Brittany Howard | Steve Johnson

No dia seguinte choveram e-mails de gravadoras, gestores e editoras para Howard, que pensou que todos estivessem cometendo um erro. Gage também tinha falado da banda para o ‘Drive-By Truckers’, uma outra banda de southern rock, que encantados ofereceram ao ‘Shakes’ um slot de abertura. Contudo, mesmo com a atenção e a pressão a banda continuou a inovar musicalmente e fizeram uma apresentação no CMJ Festival em New York, que ganhou um brilhante comentário do New York Times. Jon Pareles descreveu a banda como ‘um raio vestido de jeans’. A NPR (National Public Radio) nomeou ‘Alabama Shakes’ como uma das melhores bandas de 2011 e a MTV, banda revelação de 2012. E mais ofertas para turnês surgiram e os membros da banda foram finalmente capazes de deixar os seus trabalhos. Howard deixou de ser carteira e Johnson de ser vigia noturno em uma usina nuclear.

Com as expectativas no auge, o ‘Alabama Shakes’ gravou ‘Boys & Girls’, com seis músicas da sessão inicial em Nashville, e outras cinco registradas durante o resto do ano. E o álbum demonstra como a banda aprendeu com seus ídolos, juntamente com uma força de sentimentos e emoção que simplesmente não podem ser aprendidas.

Boys & Girls (2012)

Tracklist
01. Hold On 02. I Found You 03. Hang Loose 04. Rise To The Sun 05. You Ain’t Alone 06. Goin’ To The Party 07. Heartbreaker 08. Boys & Girls 09. Be Mine 10. I Ain’t The Same 11. On Your Way

alabama shakes - I found you



2 comentários:

house disse...

Num mundo onde as emoções estão cada vez mais plastificadas,diante de uma realidade onde o consumo rápido,fácil e superficial dita as regras,ouvir Alabama Shakes é reconfortante e salutar.Percebe-se nitidamente nas interpretações entrega visceral e sangue,ali existe alguém pulsando;ao contrário do imenso lixo musical a que ficamos expostos nas mídias convencionais;tomara que os próximos passos da banda não envolvam excesso de produção e preciosismo,o que fatalmente poderia comprometer as melodias,tão genuinamente desprovidas de pretensão.Vida longa aos Shakes e ao excelente site pela pluralidade.

mara* disse...

Também torço House, para que a simplicidade e a sonoridade da banda continue, me apaixonei por eles, principalmente por ela, maravilhosa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...