arcade fire

arcade fire‘Arcade Fire’ é uma banda cujo estilo é descrito como pop barroco e indie rock com sede em Montreal, Canadá, e liderada pelo casal Win Butler e Régine Chassagne. Os integrantes são multi-instrumentistas, além de instrumentos convencionais: guitarra, bateria e baixo, os integrantes tocam piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, xilofone, glockenspiel, teclado, trompa, acordeão, harpa, bandolim, sanfona e instrumentos medievais. A banda leva a maioria de seus instrumentos nas turnês. Originalmente composto por Régine Chassagne, Richard Parry Reed, Tim Kingsbury, e os irmãos William e Win Butler, o grupo foi formado durante o verão de 2003, depois que Win Butler viu Régine Chassagne cantando jazz em um festival em Montreal. Neto do famoso bandleader da era do swing, Alvino Rey, auto-intitulado ‘rei da guitarra, Win Butler ficou encantado com o desempenho de Régine Chassagne, convidando-a para formar a banda, o romance segui-se pouco depois. E a dupla expandiu seu som através de Richard Parry no órgão, Tim Kingsbury no baixo e William Butler, o irmão mais novo de Win, nos sintetizadores e percussão. Mais tarde vieram Sarah Neufeld e Jeremy Gara. Atualmente a banda em concerto inclui a violinista Marika Anthony-Shaw.

Com influências variadas, o ‘Arcade Fire’ começou com uma eclética mistura de bossa nova, punk, música francesa e pop, tendo como referências desde a paixão pelo U2 ao ecletismo de David Bowie. Em 2003, o grupo lançou um EP auto-intitulado, o disco ajudou a banda a receber uma oferta oficial da ‘Merge Records’. No final do mesmo ano, a sorte da banda vacilou, quando a avó de Régine e o avô de Win e William Butler faleceram e um mês depois a tia de Richard Parry. Os membros do ‘Arcade Fire’ canalizaram então as suas energias na criação do álbum ‘Funeral’. Lançado em 2004, o álbum de estréia foi recebido com aclamação unânime, tanto comercialmente quanto da crítica especializada. Aclamação que a maioria das bandas almejam e passam toda a carreira tentando alcançar. E ‘Arcade Fire’ manteve-se na estrada sendo presença constante em festivais conhecidos como Lollapalooza, de rock alternativo, heavy metal, punk rock, criado em 1991 pelo cantor do ‘Jane's Addiction’, Perry Farrell; e o de Coachella. Entre festivais e uma enorme quantidade de apresentações em clubes, o grupo também apareceu na capa da edição canadense da revista Time, e recebeu uma indicação ao Grammy de melhor álbum de rock alternativo e a canção ‘Cold Wind’ foi nomeada como melhor canção de TV. Além de excursionar ao lado de David Bowie e U2.

win butler    régine chassagne

Win Butler | Régine Chassagne

Após um ano cansativo, o segundo álbum, ‘Neon Bible’, foi gravado em uma igreja de Montreal comprada pelos próprios integrantes, motivados por um som mais acústico e espectral. O ambicioso ‘Neon Bible’ foi lançado em 2007, com órgão, coro militar e uma orquestra completa. O álbum alcançou a posição número dois e provocou mais turnês. No início de 2008, 'Arcade Fire' tocou em vários shows em apoio ao candidato presidencial Barack Obama antes de começar a trabalhar no terceiro álbum. O resultado foi ‘Suburbs’, inspirado na infância e juventude de Win e Will Butler no subúrbio de Houston. Em apenas uma semana depois de colocado à venda, o álbum atingiu o primeiro lugar nos EUA e no Reino Unido. ‘Suburbs’ recebeu duas indicações para o Grammy Awards e ficou com o título de melhor disco do ano, prêmio mais importante da indústria musical. E a banda canadense finalmente se tornou hoje uma das mais importantes.

arcade fire

arcade fire - funeral (2004)    arcade fire - neon bible (2007)    arcade fire - the suburbs (2010)

Funeral (2004)    |    Neon Bible (2007)    |    The Suburbs (2010)

Funeral
01. Neighborhood #1 (Tunnels) 02. Neighborhood #2 (Laika) 03. Une Annee Sans Lumiere 04. Neighborhood #3 (Power Out) 05. Neighborhood #4 (7 Kettles) 06. Crown Of Love 07. Wake Up 08. Haiti 09. Rebellion (Lies) 10. The Backseat

Neon Bible
01. Black Mirror 02. Keep The Car Running 03. Neon Bible 04. Intervention 05. Black Wave/bad Vibrations 06. Ocean Of Noise 07. The Well And The Lighthouse 08. Antichrist Television Blues 09. Windowstill 10. No Cars Go 11. My Body Is A Cage

The Suburbs
01. The Suburbs 02. Ready To Start 03. Modern Man 04. Rococo 05. Empty Room 06. City With No Children 07. Half Light I 08. Half Light II (No Celebration) 09. Suburban War 10. Month Of May 11. Wasted Hours 12. Deep Blue 13. We Used To Wait 14. Sprawl I (Flatland) 15. Sprawl II (Mountains Beyond Mountains) 16. The Suburbs (Continued)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...