ABC of the blues

Esta é uma visão geral do blues, do campo à cidade. Todos os vários estilos de blues, com mais de 100 artistas, estão representados aqui: o acoustic country blues (Kokomo Arnold), o estilo de New Orleans (Huey "Piano" Smith), o swamp blues (Arthur Gunter), o blues elétrico das grandes cidades (Buddy Guy), o jump blues (Roy Milton), o piano base no blues (Yancy Jimmy), o jazz/blues (Jimmy Rushing), o blues religioso em oposição ao verdadeiro gospel (Blind Willie Johnson), e alguns estilos de blues já na fronteira do início do rhythm and blues com a canção ‘Louie Louie’ de Richard Berry. Cada estilo de blues tem um número de representantes, de artistas bem conhecidos e poucos podem ser considerados desconhecidos. A coleção não foi organizada cronologicamente de acordo com quando as canções foram gravadas, de modo que este não é um disco da história do blues como tal. Os artistas estão dispostos mais ou menos em ordem alfabética. Mas a música é tão boa, tão intensa e apaixonante, que faz desta coleção uma valiosa adição à discografia dos fãs, ou não, do blues. São músicas de um profundo sentir para serem ouvidas muito tarde da noite ou no início da manhã, ou de madrugada como eu gosto, quando tudo está quieto e tranquilo. A atmosfera criada é mágica, é como se estivéssemos ouvindo uma das estações de rádio antiga com clássicos do blues.

‘The ABC of the Blues - The Ultimate Collection’, do Delta para as grandes cidades, é uma enorme coleção de 52 volumes com mais de 1000 canções originais de 100 dos artistas mais notáveis da história do blues. Infelizmente, encontrei apenas as capas dos discos, sem os folhetos contendo informações sobre esses artistas, e suas fotografias, assim tomei a liberdade de fazer isso por conta própria. Mas, é a música que é importante aqui. ‘ABC do Blues’ reúne o melhor dos melhores. Apresenta alguns dos músicos mais influentes do blues e algumas pérolas escondidas. Seus estilos vão tão longe quanto suas atitudes, seus conceitos, e até mesmo as suas histórias e lendas. Os mais antigos membros desta congregação distinta nasceram no final do século 19. Alguns foram esquecidos, outros, um pouco mais jovens, ainda gravam e se apresentam até hoje. A música pode elevar ou derrubar. Mas uma coisa é certa: o blues ainda vive. Amém.


ABC of the Blues
The Ultimate Collection


ABC of the blues 01: kokomo arnold & billy boy arnold
ABC of the blues 02: richard berry & barbecue bob
ABC of the blues 03: bobby ‘blue’ bland & charles brown
ABC of the blues 04: clarence gatemouth brown & blue lu barke
ABC of the blues 05: big bill broonzy, scrapper blackwell & blind blake
ABC of the blues 06: champion jack dupree & cousin joe
ABC of the blues 07: leroy carr, scrapper blackwell & pee wee crayton
ABC of the blues 08: bo diddley
ABC of the blues 09: willie dixon & floyd dixon
ABC of the blues 10: snooks eaglin & sleepy john estes
ABC of the blues 11: lowell fulson & the four blazes
ABC of the blues 12: buddy guy, arthur gunter & slim gaillard
ABC of the blues 13: john lee hooker & wynonie harris
ABC of the blues 14: earl hooker & screamin' jay hawkins
ABC of the blues 15: lightnin' hopkins
ABC of the blues 16: howlin' wolf
ABC of the blues 17: alberta hunter & ivory joe hunter
ABC of the blues 18: robert johnson
ABC of the blues 19: elmore james & lonnie johnson
ABC of the blues 20: blind willie johnson & tommy johnson & skip james
ABC of the blues 21: bb king
ABC of the blues 22: little walter
ABC of the blues 23: lightnin' slim & j.b. lenoir
ABC of the blues 24: leadbelly
ABC of the blues 25: little willie john & smiley lewis
ABC of the blues 26: furry lewis & robert lockwood
ABC of the blues 27: magic sam & jimmy mccracklin
ABC of the blues 28: percy mayfield & johnny moore’s three blazers
ABC of the blues 29: memphis minnie & big maybelle
ABC of the blues 30: roy milton & amos milburn
ABC of the blues 31: big maceo & blind willie mctell
ABC of the blues 32: memphis slim & tommy mcclennan
ABC of the blues 33: fred mcdowell & john hurt
ABC of the blues 34: robert nighthawk & johnny otis
ABC of the blues 35: charlie patton & snooky pryor
ABC of the blues 36: professor longhair & junior parker
ABC of the blues 37: jimmy reed & otis rush
ABC of the blues 38: jimmy rushing & tampa red
ABC of the blues 39: bessie smith
ABC of the blues 40: huey 'piano' smith & frankie lee sims
ABC of the blues 41: roosevelt sykes & son house
ABC of the blues 42: sunnyland slim & johnny shines
ABC of the blues 43: big mama thornton & rosetta tharpe
ABC of the blues 44: sonny terry & eddie taylor
ABC of the blues 45: big joe turner & eddie cleanhead vinson
ABC of the blues 46: t-bone walker & jimmy witherspoon
ABC of the blues 47: muddy waters & junior wells
ABC of the blues 48: sippie wallace & peetie wheatstraw
ABC of the blues 49: johnny watson & big joe williams
ABC of the blues 50: sonny boy williamson I & II
ABC of the blues 51: bukka white & josh white
ABC of the blues 52: jimmy yancey


18 comentários:

Ra disse...

Hola Mara, Antes que nada te quiero agradecer toda la buena música de Jazz que has subido en tu blog. Estoy bajando varios discos y disfrutandolos.

En esta seria ABC of the Blues, algunos links están caidos. Te agradezco desde ya si los puedes volver a activar. No hay prisa, hazlo cuando puedas. Los links caídos son: 30PartII, 32PartII, 43PartI, 50PartI&II, 51PartI y 52PartII.

Gracias por todo! y hasta la próxima con un abrazo!

Ramón

mara* disse...

Ramón, los links están activados otra vez. Sempre es bienvenido. Gracias por tu visita y alerta. Hasta la próxima, un abrazo también.

Ra disse...

Hola Mara, ¡Sos adorable! Respondiste inmediatamente a mi pedido y todo anduvo bien. Ya tengo la colección completa del "ABC of the Blues" y ya la estoy disfrutando.

Un gran abrazo desde el sur de Francia.

Ramón

mara* disse...

Gracias Ramón por sus palabras tan cariñosas. La colección no está completa ... faltan algunos álbumes .... un abrazo desde Río Claro, una pequeña ciudad de São Paulo - Brasil.

Edison Junior disse...

Amém! Fantástica essa colção! Bjs.

Joel Silva disse...

Cara amiga, talvez os apreciadores de blues gostem da "Encyclopedia of the Blues" para cobrir as lacunas da falta do booklet da coleção"http://thepiratebay.se/torrent/5506026/Encyclopedia_of_the_Blues_(2006)", muito boa. um abraço, Zoltrix.

Borboletas de Jade disse...

Saudações nobre amiga e uma vez mais parabens por brindar seus amigos e visitante com eesa fantastica obra "ABC of the blues" que muito nem sonhava em ter ouvido ou mesmo possuir. Como joia que brilha aos olhos do admirador, sou réu confesso pela variaveis como musica, harmonia e historia dessa arte chamada Blues. Peço se possivel informações sobre site ou blogs de cover, inside com finalidade de completar albuns isso caso tenha e puder dividir. Outros sim viva o B"lues" até o ultimo grito nas noite bluseiras. Namaste.

Borboletas de Jade disse...

Parabens pela dedicada postagem comO gema de achado precioso e conhecimento. Nas linhas do compasso bluseiro nada melhor que conhecer retmos, estilos e metodos aplicados pelos mestres e seguidores nessa jornada milenar chamada BLUES. Caso tenha informações sobre site ou blogs de Booklet & Covers peço possivel orientação. Uma vez mais fique na paz - Namaste.

mara* disse...

Uma fantástica coleção Junior, pensei que não pudesse completá-la, agora falta a do jazz.

mara* disse...

Joel, caro amigo, é sempre um prazer tê-lo por aqui. A coletânea citada por você eu já tenho e já foi postada, está aqui

Beijos

mara* disse...

O blues é a raíz e as outras músicas são os frutos. É bom manter as raízes vivas, porque isso significa melhores frutos para o futuro. Esta frase, do grande Willie Dixon, diz tudo. Não existe praticamente nenhuma forma de música popular do século XX que não tenha sido influenciada pelo blues. Do jazz ao rock, passando pelo reggae.

Um grande abraço amigo Mr. B - Namaste

Joel Silva disse...

Cara amiga não é a coleção que você postou, é uma enciclopédia mesmo (com mais de 1200 paginas)e para quem quer covers e booklets recomendo o site "http://ecover.to/", é o mais completo, um abraço.

mara* disse...

Agora entendi Joel! Este site para covers é o mesmo que eu utilizo, há muito tempo, ele realmente é muiiiiiiiiiiiito bom, mas mesmo assim, às vezes, não encontro tudo o que procuro, por exemplo para esta coletânea não encontrei nada. Vou dar uma olhada no outro link que vc mandou. Bjs.

Sandman of the Endless disse...

Mara, estou adorando seu espaço, é tudo muito, mas muito m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o mesmo!!! A propósito, estou tentando baixar essa deliciosa coleção e notei que pelo menos a partir do volume 3 os link estão bloqueados, ou seja, não estão mais disponíveis para serem baixados. Pode ser feita alguma coisa a respeito disso? Um forte abraço e mas uma vez parabéns! ;)

mara* disse...

Sandaman, agradeço a sua visita e elogios, apenas peço um pouquinho de paciência quanto aos links quebrados, assim que eu tiver um tempinho eu os corrijo, mais provável que eu faça isso no final de semana, estou sem tempo. Obrigada por avisar, só assim eu consigo saber onde os links estão quebrados. Bjs e até mais.

mara* disse...

Sandman! Os links foram corrigidos, assim que souber de mais algum, avise-me por favor. Um forte abraço e bom final de semana.

RC ARQUITETURA disse...

mara... nao me canso de visitar esse blog...
a tempos nao encontro tanto conteudo em soh lugar... parabens... sensacional...
estou tentando baixar o abc do blues. mas a maioria dos link's estao com a permissao negada no mediafire...por favor, se pudesse dar uma olhadinha... estou louco querendo essa coletanea...
mais uma vez parabens e obrigado por dispor desse material para nós...

mara* disse...

RC...é um sacrifício imenso manter esse blog, principalmente depois de riscarem do mapa o megaupload, os outros servidores não estão dando trégua...estes links já arrumei várias vezes e sempre são deletados...façamos o seguinte...eu corrigi os links do volume 40 ao 52...provavelmente à essa altura alguns já estarão deletados...tomara que não...aqueles que vc encontrar quebrados dentre esses me avise que eu hospedarei em outro servidor...amanhã arrumo do 30 ao 39 e assim sucessivamente...e vamos que vamos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...