abba

abbaGrupo pop sueco menosprezado pelos puristas do rock, mas admirado por pessoas tão diversas como Nelson Mandela e Kurt Cobain, era especializado em canções de amor e ficou conhecido por seu visual moderno e divertido. O ABBA que cultivava um estilo pop alegre, que raramente permitia a exploração de temas sérios, alcançou sucesso mundial sem precedentes nos anos 70. Suas músicas se mantinham nas primeiras colocações das paradas superadas apenas pelas dos ‘Beatles’ e algumas delas foram destinadas às discotecas tão em voga no final da década. As músicas do grupo, de gosto duvidoso para vários observadores, não pareciam candidatas a perdurarem, mas mesmo depois da separação em 1983, o sucesso do ABBA provou ser mais do que temporário, ainda hoje, cada nova compilação do grupo atrai novos fãs. A origem do grupo remonta a 1966 quando o tecladista e vocalista Benny Andersson, membro da banda de rock ‘Hep Stars’, que ninguém jamais ouviu falar, mas na Suécia era comparada aos ‘Beatles’, se juntou ao guitarrista e vocalista Björn Ulvaeus, líder da banda de folk-rock ‘Hootenanny Singers’. Os dois começaram a compor para as produtoras ‘Polar Music’ e ‘União Songs’, comandadas por Stig Anderson, ele próprio um compositor e guitarrista de sucesso nas décadas de 50 e 60. Ao mesmo tempo, tanto Benny Andersson quanto Björn Ulvaeus faziam parte de um projeto musical com suas respectivas namoradas: Anni-Frid Lyngstad (também chamada Frida), cantora de jazz, famosa ao vencer um concurso de talentos nacionais e Agnetha Faltskog, vocalista com o recente hit de sucesso ‘I Was So in Love’, número um nas paradas suecas.

Em 1971, Agnetha Faltskog aventurou-se em um trabalho teatral, aceitando o papel de Maria Madalena na produção ‘Jesus Cristo Superstar’ de Andrew Lloyd Webber e sua participação no musical com a música ‘Don't Know How to Love Him’ foi um sucesso significativo. No ano seguinte, a dupla Benny Andersson e Björn Ulvaeus teve um enorme sucesso internacional com ‘People Need Love’, que incluiam Agnetha Faltskog e Anni-Frid Lyngstad nos vocais de apoio. O sucesso do disco fez com que em 1973 recebessem o convite para participarem como representantes suecos no programa anual, televisionado para 32 países e visto por centenas de milhões de pessoas, ‘Eurovision’, onde, sob o nome ‘Björn, Benny, Agnetha & Frida’, eles apresentaram ‘Ring Ring’, a preferida entre o público, mas para os juízes digna de um terceiro lugar.

abba

Björn Ulvaeus, Agnetha Faltskog, Anni-Frid Lyngstad, e Benny Andersson

No ano seguinte, por sugestão do produtor Stig Anderson o grupo foi rebatizado de ABBA, acrônimo dos primeiro nomes dos integrantes, e agora inspirados pelo glam rock que crescia na Inglaterra o quarteto apresentou o single ‘Waterloo’, assumidamente glam, e se tornou o primeiro grupo da Suécia a ganhar no ‘Festival Eurovision’. O primeiro de muitos sucessos internacionais. Em 1975 gravaram ‘S.O.S’, sucesso não só na América e na Grã-Bretanha, mas em vários outros países. E com uma série de outros hits a popularidade do ABBA continuou até 1977. Em 1978, o casamento de seis anos de Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog se dissolveu e o longo relacionamento entre Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad também se desfez. E todo o sofrimento da separação foi refletido nas canções do álbum ‘Voulez-Vous’ de 1979 e continuou a refletir nas canções do álbum ‘Super Trouper’ do ano seguinte.

No início dos anos 80, várias canções do ABBA eram estruturas complexas e o último álbum de estúdio ‘The Visitors’, de 1981, mostrava uma maturidade maior. ‘The Day Before You Came’ de 1982, um dos últimos singles do grupo, era mais um apelo dramático do que uma simples música pop dance. E o quarteto foi oficialmente dissolvido após o lançamento do single ‘Under Attack’ em 1982. E cada um deles embarcou em novos projetos. Tanto Agnetha quanto Anni-Frid lançaram discos solo, enquanto Andersson e Ulvaeus colaboraram no musical ‘Chess’ com o letrista britânico Tim Rice, famoso por sua colaboração com o compositor Andrew Lloyd Webber no enorme sucesso da ópera rock ‘Jesus Christ Superstar’. Entretanto, nenhum dos quatro provou o sucesso que obtiveram com o ABBA, principalmente porque em grande parte dos países, especialmente na Austrália e nos da Europa nunca o fenômeno ABBA deixou de existir. Compilações de álbuns e hits continuaram a frequentar as paradas por muito tempo depois da morte do grupo e novos artistas se inspiraram no quarteto e encontraram sucesso como o grupo australiano ‘Bjorn Again’, simples imitadores do ABBA; a dupla britânica ‘Erasure’ que lançou um CD com quatro músicas covers do ABBA, que chegaram ao topo das paradas no Reino Unido, enquanto um disco da ‘Orquestra Filarmônica de Munique’ mostrou Andersson e Ulvaeus como os artesãos musicais.

abba

E o lugar do ABBA na história mundial da música popular foi progressivamente crescendo em importância. Em 1990, com a volta do pop dançante, vários hits do grupo voltaram com o apoio da opinião pública e ficaram em diversas paradas musicais. Esse avivamento foi liderado em parte pela turma do arco-íris, os gays, cuja afeição pela música do ABBA sempre foi imensa e eterna. Em 1993, Andersson e Ulvaeus se juntaram ao grupo irlandês U2 no palco de Estocolmo e apresentaram ‘Dancing Queen’. Em 1995 as músicas do ABBA fizeram parte do filme australiano ‘Muriel's Wedding’ (O Casamento de Muriel) cuja protagonista, uma moça desengonçada de uma família problemática e vivendo uma rotina enfadonha, procura ser feliz ouvindo as músicas do ABBA de quem é fã incondicional. ‘Mamma Mia!’ o filme musical/comédia romântica de 2008 foi baseado em canções de sucesso do grupo e com músicas adicionais compostas por Benny Andersson. O título se origina da música de mesmo nome, sucesso nas paradas de 1975. E os dois filmes ajudaram a apresentar o grupo sueco a uma nova geração de fãs.

Curiosidades

- Frida casou-se em 1992 com o príncipe da Suíça Ruzzo Reuss, que morreu de câncer em 1999. Mora atualmente na Suíça, e está envolvida em organizações de proteção ambiental. Eventualmente participa de discos de outros artistas, como da cantora lírica italiana Floripa Giordano e do ex-Deep Purple Jon Lord.
- Agnetha casou-se com um cirurgião sueco em 1990, mas a união durou apenas dois anos. Atualmente mora em uma ilha em Estocolmo.
- Björn casou-se com Lena Kallersjö em 1981 e mora em Londres. Benny é casado com Mona, e também mora em Londres.
- ABBA é um acrônimo dos primeiros nomes dos quatro integrantes do grupo. Agneta Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Anderson e Anni-Frid Lyngstad. A palavra em si quer dizer Papai (ou paizinho) em hebraico.
- O nome ABBA também era de uma empresa de iscas para pesca muito popular na Suécia, mas como não era conhecida no resto do mundo, a banda achou que não teria problema em usar o mesmo nome e que não haveria confusão. Houve. Algum tempo depois, a banda comprou os direitos do uso do nome e os donos da empresa de iscas receberam uma bela indenização.
- Em 1978, o grupo era tão bem sucedido que tinha seu próprio estúdio de gravação em Estocolmo, na Suécia, onde outras bandas também podiam usá-lo. O ‘Led Zeppelin’ gravou seu disco ‘In Through the Out Door’ nos estúdios do ABBA.
- Em 2000 o grupo recusou uma oferta de aparentemente 1 bilhão de dólares para realizar uma turnê mundial.
- O ex-baterista da banda Ola Brunkert foi encontrado morto no jardim de sua casa na ilha espanhola de Mallorca em 2008, vítima de um acidente doméstico por ter tropeçado e quebrado o vidro da porta que cortou o seu pescoço, inconsciente morreu por causa do sangramento.
- Pelo menos três canções do ABBA foram usadas em comerciais: ‘I Am Just A Girl’ em 1973 pela Kodak, no Japão. ‘Fernando’ em 1976 pela National/Panasonic japonesa, e ‘Slipping Through My Fingers’ em 1981 pela Coca-Cola, também no Japão.
- A parceria entre Benny e Bjorn ainda permanece na produção de musicais como o ‘Mamma Mia!’.

abba - thank you for the music (1994)

Thank You For The Music (1995)
CD 1    CD 2    CD 3    CD 4

CD 1
01. People Need Love 02. Another Town, Another Train 03. He Is Your Brother 04. Love Isn't Easy 05. Ring Ring 06. Waterloo 07. Hasta Manana 08. Honey Honey 09. Dance (While The Music Still Goes On) 10. So Long 11. I've Been Waiting For You 12. I Do, I Do, I Do, I Do, I Do 13. S.O.S. 14. Mamma Mia 15. Fernando 16. Dancing Queen 17. That's Me 18. When I Kissed The Teacher 19. Money, Money, Money 20. Crazy World 21. My Love, My Life

CD 2
01. Knowing Me, Knowing You 02. Happy Hawaii 03. The Name Of The Game 04. I Wonder (Departure) (Live Version) 05. Eagle 06. Take A Chance On Me 07. Thank You For The Music 08. Summer Night City 09. Chiquitita 10. Lovelight 11. Does Your Mother Know 12. Voulez-Vous 13. Angel Eyes 14. Gimme! Gimme! Gimme! 15. I Have A Dream

CD 3
01. The Winner Takes It All 02. Elaine 03. Super Trouper 04. Lay All Your Love On Me 05. On And On And On 06. Our Last Summer 07. The Way Old Friends Do 08. The Visitors 09. One Of Us 10. Should I Laugh Or Cry 11. Head Over Heels 12. When All Is Said And Done 13. Like An Angel Passing Through My Room 14. The Day Before You Came 15. Cassandra 16. Under Attack

CD 4
01. Put On Your White Sombrero 02. Dream World 03. Thank You For The Music 04. Hej Gamle Man 05. Merry-Go-Round 06. Santa Rosa 07. She's My Kind Of Girl 08. Medley: Pick A Bale Of Cotton - On Top Of Old Smokey - Midnight Special 09. You Owe Me One 10. Slipping Through My Fingers/Me And I 11. Abba Undeleted 12. Waterloo (French/Swedish) 13. Ring Ring (Swedish/Spanish/German) 14. Honey Honey (Swedish)

abba - dancing queen



Um comentário:

Bruna Tavares disse...

Amo o grupo ABBA! O mais difícil é escolher a melhor música, todas são ótimas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...