best of soul and r&b

soul and r&b

O soul (alma) é um gênero de música que nasceu no final dos anos 50 e início dos 60 entre os negros norte-americanos. Muitos consideram as cidades do interior dos EUA como o berço da soul music, especialmente Chicago. Outras cidades, como Nova York, Detroit, Memphis e Florença, criaram seus próprios estilos com base em suas raízes gospel regionais. A música soul normalmente apresenta cantores individuais acompanhados por uma banda tradicionalmente composta de uma seção rítmica e de metais. Com o seu desenvolvimento alguns cantores começaram a se destacar e o famoso James Brown, que com seu estilo único de tocar guitarra acelerou o ritmo do soul, surgindo o soul ritmado mais conhecido como funk soul. Das rádios, o funk foi para os bailes e assim começaram a se desenvolver as danças, em suas várias versões.

A apresentação da música soul é muito emotiva; a melodia é bem ornamentada e com improvisações, rodopios corporal do cantor e efeitos sonoros dos instrumentos. Os ritmos são acentuados com o bater de palmas e os movimentos plásticos da coreografia são detalhes importantes. Outras características estilísticas importantes são as perguntas e respostas entre o cantor solista e o grupo coral, e uma interpretação dramática do vocalista principal. A música soul normalmente também apresenta cantores acompanhados por uma banda tradicionalmente composta de uma seção rítmica e de metais. Das baladas doloridas às melodias ensolaradas, a soul music é um vasto terreno com origem na música gospel que foi ganhando registro na forma de singles, muito mais do que em álbuns completos. Porém, com o sucesso de alguns artistas e suas gravadoras, Otis Redding e Isaac Hayes, na Stax, em Memphis, ou Stevie Wonder e Marvin Gaye, na Motown, em Detroit, o gênero rendeu discos que se tornaram verdadeiros clássicos. A obra desses astros pavimentou o caminho para a música negra moderna e influenciou o pop produzido nas décadas seguintes.

Se existe uma responsável por trazer a soul music para os tempos atuais, esta é a cantora Amy Winehouse. Unindo composições autorais muito menos inocentes do que as do tempo da Motown com o suingue irresistível da banda ‘Dap Kings’, a inglesa despontou como uma das artistas mais instigantes dos últimos anos ao lançar o álbum ‘Back to black’ de 2006. A moderna soul music também está bem representada por outra inglesa, Joss Stone, que desempenha muito bem um estilo com grau de dificuldade altíssimo. O que impressiona é ouvir cantoras jovens e brancas como Amy e Joss cantando no estilo mais puro de soul.

Rhythm and Blues ou R&B foi um termo comercial introduzido nos Estados Unidos no final de 1940 pela Revista Billboard. O termo teve uma série de mudanças no seu significado. Começando na década de 1960, após este estilo de música contribuir para o desenvolvimento do rock and roll, o termo R&B passou a ser utilizado, especialmente por grupos brancos, para se referir a estilos musicais que se desenvolveu a partir do blues e associado ao eletric blues, bem como gospel e soul music. Não foi só no cenário pop dos EUA, mas também no do Reino Unido durante os anos 60, que o R&B atingiu seu auge de popularidade. Sem sofrer o mesmo tipo de distinção racial que limitava sua aceitação nos EUA, os grupos musicais britânicos rapidamente adotaram este estilo de música, e grupos como os ‘Rolling Stones’ e ‘The Animals’ levaram o rhythm'n'blues a grandes platéias. O termo caiu em desuso nos anos 60, e foi substituído por soul e Motown, porém ressurgiu nos últimos anos para designar a música negra norte-americana abrangendo o pop, fortemente influenciado pelo hip hop, pelo funk, e pelo soul. Neste contexto, só a abreviatura R&B é usada, e não a expressão toda.

al wilson - show and tell


best of soul r&b collector's edition (2007)

Best of Soul R&B (2007)
CD 1    CD 2    CD 3

Tracklist CD 1
01. How Sweet It Is To Be Loved By You - Marvin Gaye
02. Show And Tell - Al Wilson
03. I`ll Be Around - The Spinners
04. You Are Everything - The Stylistics
05. It`s Just a Matter Of Time - Brook Benton
06. It`s a Man`s Man`s Man`s World - James Brown
07. It`s a Shame - The Spinners
08. Poison Ivy - The Coasters
09. Da Doo Ron Ron - The Crystals
10. Up On the Roof - The Drifters

Tracklist CD 2
01. Joanna - Kool & The Gang
02. Spanish Harlem - Ben E. King
03. Betcha By Golly Wow - The Stylistics
04. Don`t Mess With Bill - The Marvelettes
05. Bad Luck - Harold Melvin & The Blue Notes
06. You`ve Really Got a Hold On Me - The Miracles
07. Band Of Gold - Freda Payne
08. It`s Too Late - Wilson Pickett
09. Harbor Lights - The Platters
10. I`m Going To Get Married - Lloyd Price

Tracklist CD 3
01. Inner City Blues - Marvin Gaye
02. You Make Me Feel Brand New - The Stylistics
03. Could It Be I`m Falling In Love - The Spinners
04. Endlessly - Brook Benton
04. Prisoner Of Love - James Brown
06. Searchin` - The Coasters
07. Uptown - The Crystals
08. I Wanna Walk You Home - Fats Domino
09. This Magic Moment - The Drifters
10. Cherish - Kool & The Gang

5 comentários:

carol sakurá disse...

O soul me arrebata!
Desejo a você um 2010 de muito sol e blus na alma.
Conhecer você e seu blog foram presentes este ano.

Beijos!

Carol Sakurá

Anonymous disse...

Seu blog é simplesmente FANTÁSTICO.
Parabéns.

mara* disse...

Obrigada 'anônimo', fique à vontade, se tiver problemas com algum link, avise-me que será corrigido. Um abraço.

Anonymous disse...

gente o esse link ta quebrado nao consegui baixar..
valeu!

mara* disse...

os links foram corrigidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...