stanley jordan

stanley jordanStanley Jordan começou a sua carreira após se graduar em teoria musical e composição na sofisticada Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Para adquirir experiência, em 1984, ao invés dos palcos, preferiu tocar nas ruas de Manhattan, Filadélfia e outras cidades norte-americanas. Seu estilo se chama 'tapping', técnica em que o guitarrista usa as duas mãos sobre o braço do instrumento. Stanley Jordan tecla a guitarra com muita habilidade e presteza e a sua técnica foi desenvolvida a partir de estudos de piano. A técnica já era popular na época através de Eddie Van Halen, mas Stanley Jordan toca acordes complexos de jazz com a mão esquerda enquanto executava velozes solos de ‘bebop’ com a mão direita. A opção de tocar na rua deu-lhe notoriedade, afinal não é comum um extraordinário guitarrista tocar por algumas moedas.

A repercussão do público que o ouvia extasiado, chegou aos executivos de gravadoras. Atraído pela novidade, Bruce Lundvall, então no selo ‘Elektra Music’, procurou o artista para uma audição e, impressionado, o convidou para gravar. Stanley Jordan recusou, pois acreditava que ainda não estava pronto e queria se dedicar à música com a mesma intensidade com que se dedicava à família. Um ano e meio depois, Lundvall, já na recém-reativada ‘Blue Note Records’, voltou à carga e Stanley Jordan se tornou, então, o primeiro artista da nova fase do lendário selo. O álbum ‘Magic Touch’ de 1985, que marcou o jazz contemporâneo, foi primeiro lugar no quadro de jazz da revista Billboard e rendeu duas indicações para o ‘Grammy’ e ‘Disco de Ouro’ certificado nos EUA e Japão. Mais de duas décadas depois, com 10 álbuns lançados, pensava-se que Jordan tivesse chegado ao seu limite, mas seu novo álbum, ‘State of Nature’, prova o contrário, pois o músico aparece tocando guitarra e piano ao mesmo tempo.

stanley jordan

Nas canções de jazz 'All Blues' e 'Song for My Father' do álbum 'State of Nature', Jordan executa acordes na guitarra enquanto sola no piano, e vice-versa.

Stanley integrou um time de músicos que se reuniu em um tributo a Jimi Hendrix (1942-1970) e seus últimos trabalhos abordam musicoterapia que Jordan tem estudado ao longo dos últimos cinco anos. Visitar hospitais consta de sua agenda de viagens por acreditar que a música pode ajudar no processo de cura. Há muitos estudos científicos sobre isso. Atualmente, Stanley Jordan tem sido presença constante no Brasil, onde montou uma banda com os músicos brasileiros Ivan ‘Mamão’ Conti na bateria e Dudu Lima no baixo acústico e elétrico de 4, 5 e 6 cordas e fretless. Com entrosamento perfeito, Stanley Jordan interpreta canções da bossa nova, samba e jazz. Nascido em Chicago, em 1959, Jordan passeia por diversos estilos que aprendeu ao tocar na rua e para diferentes tipos de pessoas pois, percebeu que música é para todo mundo. Acredita que se tocasse de acordo com a indústria musical, iria se limitar a ser um instrumentista do jazz e tocaria apenas em casas de jazz e para uma platéia fã de jazz. Hoje, é aclamado como um dos guitarristas que fizeram grandes contribuições técnicas e musicais para o instrumento, e já se consolidou no rol dos músicos mais significativos.

stanley jordan - all blues


Stanley Jordan - The Best of Stanley Jordan (1985)    stanley jordan - cornucopia (1990)

The Best of (1995)    |    Cornucopia (1990)

The Best of
01. Jumpin' Jack 02. Eleanor Rigby 03. The Lady in My Life 04. All the Children 05. Impressions 06. My Favorite Things 07. Georgia on My Mind (Digitally Remastered) 08. Stairway to Heaven 09. Flying Home 10. Still Got the Blues 11. Over the Rainbow (Live)

Cornucopia
01. Impressions 02. Willow weep for me 03. Autumn leaves 04. Still got the blues 05. Fundance 06. What's going on 07. Always know 08. Asteroids 09. Cornucopia

stanley jordan - stolen moments (1991)    Stanley Jordan - State of Nature (2008)

Stolen Moments (1991)    |    State of Nature (2008)

Stolen Moments
01. Stairway to Heaven 02. Impressions 03. Lady In My Life 04. Autumn Leaves 05. Stolen Moments 06. Return Expedition 07. Over The Rainbow

State of Nature
01. A Place in Space 02. All Blues 03. Forest Garden 04. Insensatez (How Insensitive) 05. Mozart’s Piano Concerto (Andante in F Major) 06. Song for My Father 07. Mind Games 08. Ocean Breeze 09. Healing Waves 10. Mind Games 2 11. Shadow Dance 12. Mind Games 3 13. Prayer for the Sea 14. Steppin’ Out

8 comentários:

On The Rocks disse...

oi,

eu também tenho dihitt. vou te procurar.

bj

Игорь disse...

gosto de histórias que guardam um quê de magia e romantismo ...

beijos !

Miradouro Cinematográfico disse...

Todos os links off. Se forem restituidos e puderes me avisar (como fizeste com Baden Powell) ficarei imensamente grato (alguns destes discos do Stanley Jordan - bem como outros) eu consegui, mas gostaria de ter todos.

mara* disse...

Serão corrigidos Miradouro, aguarde!

fbarth disse...

Puxa vida. Eu já assisti um show do Stanley Jordan. O cara é incrível. Que bom que os links estão funcionando, vou vaixar agora. Obrigado.

mara* disse...

Ele é fantástico! Muitos links estão quebrados, mas estão sendo corrigidos aos poucos.

Anonymous disse...

Puxa valeu pelo excelente post, vi um filme "Encontro às escuras" onde apareçe o Stanley Jordan e fiquei encantado com musicalidade diferente dele. Obrigado.

mara* disse...

Não conheço o filme, vou procurar, valeu pela dica e visita....bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...