t-rex

O ‘glam rock’ também conhecido como ‘glitter rock’ é um estilo criado na Inglaterra, no final dos anos 60 e popularizado no início dos anos 70 a partir da explosão de Ziggy Stardust, alter-ego de David Bowie. Nos EUA, o ‘glam rock’ teve um menor impacto e foi apenas difundido nas cidades de Nova Iorque e Los Angeles. Com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas e paetês, eram tempos da androginia e do glamour que agitavam o rock n’ roll com muita energia sexual, nada diferente ao que Elvis Presley vestia e fazia quando se apresentava em cabarés. Com um estilo nada discreto, o ‘glam rock’ inovou nas apresentações em palco, quando os concertos das bandas de rock não tinham nada de grandioso nos anos 70. Em meio à iluminação colorida, cabelos e trajes espalhafatosos e muita maquiagem, bandas ‘glam’ como ‘T-Rex' e outras, fizeram do rock and roll um grande show.

t-rex - Marc BolanMarc Bolan formou o grupo folk britânico ‘Tyrannosaurus Rex’ nos anos 60. Na década de 70, mudou o nome para ‘T.Rex’ e foi um dos iniciadores do chamado 'glam rock' ou 'glitter', e assim a banda que contava com Bill Legend, Mickey Finn, Marc Bolan, Steve Currie alcançou sucesso com os hits ‘Hot Love’, ‘Get It On’, ‘Telegram Sam’ e ‘Metal Guru’. Visualmente, Bolan era pura extravagância, abusando de roupas espalhafatosas, salto plataforma, muita pluma e paetê, sendo definido, entre outros termos, como o 'Little Richard reencarnado como um judeu londrino'. Mark Feld, este era o se nome, foi iniciado no rock, por acidente, graças ao pai que lhe deu seu primeiro toca discos e o primeiro compacto, apesar do baixo poder aquisitivo, e que sempre fez o possível para estimular o interesse do filho em música.

Aos quinze anos Bolan abandonou a escola, expulso por mau comportamento, trabalhou como modelo e depois envolveu-se na cena musical londrina como cantor folk e depois juntou-se à banda ‘John's Children’, conhecida pela atitude maníaca em palco, o que não agradou a Marc e o fez formar uma nova banda com um nome escolhido para impressionar: Tyrannosaurus Rex. No primeiro show foram vaiados e imediatamente o baixista e o guitarrista abandonaram a banda, restando apenas Bolan e o baterista. Sem guitarra e amplificadores disponíveis Bolan voltou para o violão e Stephen Ross Porter que além de trocar o nome para Steve Peregrin Took, por sugestão de Marc, grande fã do escritor de fantasia JRR Tolkien, que foi uma grande influência nos hippies ingleses, trocou a bateria por um par de bongôs e assim a dupla começou a construir uma sólida reputação entre o 'underground' londrino.

t-rex - Bill Legend, Mickey Finn, Marc Bolan, Steve Currie

Bill Legend, Mickey Finn, Marc Bolan, Steve Currie

t-rex - Steve Peregrin Took, Mark Bolan

Steve Peregrin Took, Mark Bolan

John Peel, o lendário DJ londrino que já conhecia o trabalho de Bolan se interessou tanto pela música quanto pela personalidade dos dois músicos. O reconhecimento de Peel foi fundamental para a reputação da dupla. Tempos depois, no lugar de Took, que estava atrapalhando as apresentações do grupo pelo uso de drogas, principalmente ácido, entrou o percussionista Mickey Finn (Michael Norman Finn) que apesar de não ser tão ousado quanto Took, tinha uma imagem forte que contrastava com a de Bolan. Após um curto período de entrosamento a dupla lançou o que viria a ser o último disco da fase ‘Tyrannosaurus Rex’, intitulado ‘A Beard of Stars’. O disco todo trazia uma novidade: o som elétrico da guitarra de Bolan, o que desagradou vários fãs. Infelizmente, Bolan não conseguiu conquistar os americanos com seu som, uma frustração que viria a tornar-se um estigma pelo resto de sua carreira. 'T. Rex' terminou em 1977 após a morte de Marc Bolan em um acidente de carro, semanas após Elvis Presley. Steve Took depois de mais um banquete de drogas encontrou a morte em 1980, ao engasgar com uma simples cereja de cocktail. Mickey Finn morreu em 2003.

t-rex - 20th century boy


t-rex hits (2004)

T-Rex Hits (2004)
(The Very Best Of)

Tracklist
01. Hot Love 02. Ride A White Swan 03. Get It On 04. Telegram Sam 05. Metal Guru 06. Chariot Choogle 07. Lady 08. Spaceball Ricochet 09. Children Of The Revolution 10. Solid Gold Easy Action 11. Born To Boogie 12. 20th Century Boy 13. The Groover 14. Truck On (Tyke) 15. Teenage Dream 16. Light Of Love17. Zip Gun Boogie 18. New York City 19. Laser Love 20. I Love To Boogie

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...