alan parsons project

alan parsons projectUm dos rótulos que surgiu ainda antes da virada da década de 70 foi o rock progressivo, fortemente influenciado pela música clássica e pelas inovações tecnológicas. ‘Alan Parsons Project’ não era exatamente uma banda, e sim, conforme o próprio nome indica, uma idéia criada na Inglaterra por Alan Parsons, produtor e engenheiro. Nascido em Londres no ano de 1949, ele começou sua carreira musical como engenheiro assistente nos estúdios EMI, e conquistou fama na indústria musical através de seu trabalho na obra-prima 'Abbey Road' dos Beatles em 1969. Depois disto, Parsons trabalhou com Paul McCartney e também supervisionou gravações de Al Stewart e de outros artistas, mas solidificou sua reputação trabalhando com o ‘Pink Floyd’ no ‘Dark Side of the Moon’. Influenciado pelo conceitual ‘Time Passages’ de Al Stewart, Parsons decidiu começar a criar suas próprias gravações temáticas e juntamente com o compositor Eric Woolfson fundou o ‘Alan Parsons Project’.

Alan ParsonsO grupo era bastante incomum na continuidade dos seus membros. As vocalizações principais eram alternadas entre Eric Woolfson, principalmente nas canções lentas e melancólicas, e uma grande variedade de vocalistas e músicos de estúdio convidados e escolhidos devido às suas características para interpretar e tocar a magnífica e conceitual música de Parsons e Woolfson. Para cada canção Eric gravava uma interpretação vocal que servia de referência para o cantor que fosse convidado para gravar a faixa. O próprio Eric foi o vocalista principal de várias das canções de maior sucesso do grupo, como ‘Time’, ‘Don't Answer Me’ e ‘Eye in the Sky’. A alma do ‘The Alan Parsons Project’, criado em 1975, estava em Alan Parsons e Eric Woolfson, os dois estabeleceram um tipo de colaboração até então inédito na música popular. Essa colaboração uniu a habilidade de Alan Parsons como engenheiro de som e produtor musical com o talento de Eric, nascido em 1945 em Glasgow, que era um advogado, por profissão, mas também um compositor clássico treinado e pianista. Entre 1976 e 1987, os dois artistas colaboraram na concepção, criação e composição de dez álbuns, vendendo mais de 40 milhões de discos. Depois de desfeita a parceria, Woolfson desenvolveu carreira como músico teatral.

Alan Parsons Project – eric woolfsonO ‘Project’ estreou em 1975 com ‘Tales of Mystery and Imagination’, uma coleção inspirada no trabalho de Edgar Allen Poe. De maneira similar, a ficção científica de Isaac Asimov serviu como matéria prima para a gravação de ‘I Robot’, em 1977. Com o álbum de 1980 ‘The Turn of a Friendly Card’, uma meditação sobre o jogo, o ‘Alan Parsons Project’ conseguiu sucesso com o hit ‘Games People Play’. Seu ‘Eye in the Sky’, de 1982, foi sua mais bem-sucedida realização, com a música título. Enquanto ‘Ammonia Avenue’ de 1984 ganhava disco de ouro, os discos posteriores passaram despercebidos. Muitos dos seus títulos, principalmente os primeiros, tinham traços comuns com ‘The Dark Side of the Moon’ dos ‘Pink Floyd’, talvez influenciado pela participação de Alan Parsons como engenheiro de som na produção deste álbum em 1973. Eram álbuns conceituais que começavam com uma introdução instrumental e terminavam com uma canção calma, melancólica e poderosa. Alan Parsons e Eric Woolfson trabalharam juntos para conceber canções notáveis e com uma fidelidade impecável. É o rock como forma de arte.

alan parsons project - eye in the sky


The Essential Alan Parsons Project (2007)

The Essential (2007)
CD 1    CD 2

Tracklist CD 1
01. Raven 02. (The System Of) Dr. Tarr and Professor Fether 03. To One in Paradise 04. I Robot 05. I Wouldn't Want to Be Like You 06. Some Other Time - Alan Parsons 07. Day After Day (The Show Must Go On) 08. What Goes Up 09. Eagle Will Rise Again 10. In the Lap of the Gods 11. Lucifer 12. Damned If I D 13. Games People Play14. Time 1. Turn of a Friendly Card: The Turn of a Friendly Card, Pt. 1 16. Turn of a Friendly Card: Snake Eyes17. Turn of a Friendly Card: The Ace of Swords 18. Turn of a Friendly Card: Nothing Left to Lose 19. Turn of a Friendly Card: The Turn of a Friendly Card, Pt. 2

Tracklist CD 2
01. Sirius 02. Eye in the Sky 03. Silence and I 04. Old and Wise 05. Mammagamma 06. Prime Time 07. Ammonia Avenue 08. Don't Answer Me 09. Let's Talk About Me 10. Days Are Numbers (The Traveller) 11. No Answers Only Questions 12. Stereotomy 13. Limelight 14. Sagrada Familia 15. Standing on Higher Ground

4 comentários:

mescalito disse...

Olá, Mara!
faz um tempo que venho acompanhando seu blog... ele é mesmo " Maaaara!" rsrsrs =)
Numa boa, é q eu sou um empírico pesquisador autodidata de sonoridades e texturas do transcendental, e até então eu não tinha encontrado Tanta coisa boua reunida num lugar só! (Ah, e a hospedagem no mediafire tá facilitando muito minha vida ;])

te deixo esta mensagem para informar q o link da 1a parte do Cd 1 está fora do ar, e também te agradecer por compartilhar d boa vontade esses verdadeiros tesouros!
Esteja sempre bem. Felicidades!
um abraço,
mescalito soundstairs

mara* disse...

Olá Mescalito! Agradeço as gentis palavras e também por avisar que o link estava quebrado. Ele já foi corrigido. E vá se acostumando com a idéia de usar o Megaupload, mudei para ele exatamente porque no Mediafire eu estava perdendo muitos links. Obrigada por sua presença. Um abraço.

Anonymous disse...

BOM DIA MARA.

ENCONTREI SU BLOG PROCURANDO POR PREMIATA FORNERIA MARCONI.ENCONTREI E NÃO AFASTO-ME MAIS!
OBRIGADO PELAS ÓTIMAS POSTAGENS.

ADELSON

mara* disse...

Caro Adelson, eu que agradeço a sua visita e comentário. Fique a vontade e seja bem-vindo sempre. Apenas não estranhe a demora das respostas, tenho tempo disponível para o blog somente nos finais de semana. Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...