ithamara koorax

ithamara kooraxIthamara Koorax é uma cantora brasileira de jazz e bossa nova. É um dos nomes mais importantes da atual cena jazzística mundial. Sua criatividade e técnica vocal ímpar são reconhecidas no exterior, rendendo-lhe críticas positivas, prêmios e convites para cantar em festivais por todo o mundo. Dizer que é incrível que por aqui ela não seja conhecida, é como chover no molhado, infelizmente a mediocridade sempre reinou em solo tupiniquim. Radicada em Los Angeles, Ithamara foi considerada em 2002, pela revista estadunidense ‘Down Beat’, uma das maiores publicações de jazz, como a quarta melhor cantora de jazz do mundo. Ithamara também foi eleita entre as melhores cantoras da cena jazzística pela votação dos leitores da mesma revista nos anos de 2000, 2002, 2004, 2005 e 2006, recebendo similar aclamação em outras publicações européias. Em 2008 ficou com a terceira posição como melhor cantora, esse é o melhor resultado na categoria desde o primeiro lugar de Flora Purim em 1978. Diana Krall ficou com o posto de melhor cantora.

Nascida no Rio de Janeiro em 1965, Ithamara Koorax se tornou um dos principais nomes do pop-jazz brasileiro nos anos noventa. A cantora vem de uma família de judeus poloneses que fugiu da Europa durante a Segunda Grande Guerra. Era só uma criança quando começou a estudar música clássica. Na maioridade, Koorax percebeu que a fusão da MPB com o jazz seria o seu foco. Entre as vocalistas que ela admirava estão Flora Purim e Elis Regina na música brasileira e Shirley Horn, Ella Fitzgerald e Carmen McRae no jazz. Com dezoito anos, Ithamara acreditava que fazendo vocais de fundo para vários artistas e gravando jingles para agências de publicidade pudessem ser atividades muito lucrativas. No primeiro ano de sua carreira profissional recebeu no Brasil o prêmio de cantora revelação de 1990, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Ao lançar seu primeiro disco, ‘Ithamara Koorax ao Vivo’, recebeu o Prêmio Sharp de cantora revelação de MPB em 1994. Sempre simpática e atenciosa com a platéia, Ithamara deixa a sua marca, provando que a escolha da revista ‘Down’Beat’ não é mero acontecimento, mas a confirmação e o reconhecimento a uma cantora em puro momento de inspiração e criatividade.

ithamara koorax - almost in love


ithamara koorax - rio vermelho (1995)

Rio Vermelho (1995)

Tracklist
01. Sonho de Um Sonho 02. Retrato Em Branco E Preto 03. Correnteza 04. Preciso Aprender a Ser Só (Marcos Valle nos teclados) 05. Tudo Acabado 06. Ternura Antiga 07. Não Sei 08. É Preciso Dizer Adeus 09. Cry Me A River 10. Índia 11. Rio Vermelho 12. Se Queres Saber 13. Empty Glass

Se Antonio Carlos Jobim foi o George Gershwin do Brasil, Luiz Bonfá é o equivalente brasileiro de Cole Porter e Irving Berlin. Bonfá tem tesouros tanto em português quanto em inglês; dois exemplos são ‘Manhã de Carnaval’ e a encantadora ‘Samba de Orfeu’, ambas de 1959. Neste álbum, Ithamara Koorax com grande dose de emoção, presta homenagem a ele em interpretações memoráveis em português de ‘Vida’, ‘Correnteza’, ‘Amor Sem Adeus’, ‘Menina Flor’, e ‘Perdido de Amor’. E com a mesma paixão em inglês cantando ‘A Gentle Rain’, ‘Almost in Love’ e ‘Say Goodbye’. É um álbum soberbo, uma das melhores realizações de Koorax.

Ithamara Koorax Sings the Luiz Bonfa Songbook (1996)

Sings the Luiz Bonfa Songbook (1996)

Tracklist
01. Almost In Love 02. Non-stop To Brazil 03. Amor Sem Adeus 04. Menina Flor 05. Samba De Orfeu 06. Perdido De Amor 07. The Gentle Rain 08. Correnteza 09. Say Goodbye 10. Empty Glass 11. Manhã De Carnaval 12. Vida 13. Samblues for Mr. Coryell 14. Empty Glass (remix)

‘Serenade in Blue’ tinha um propósito muito claro quando foi lançado originalmente: alavancar a carreira de Ithamara Koorax nos EUA. Da escolha do repertório ao tom dos arranjos, tudo foi meticulosamente pensado para apresentar a cantora como o mais novo talento do 'brazilian jazz'. Temos daí um disco de extremo bom-gosto, um repertório cheio de clássicos e uma cantora de rara categoria. O balanço jazz-funk que domina o arranjo de ‘Un Homme Et Une Femme’ se espalha por quase todo o álbum. A faixa-título é valorizada pelo discreto teclado de J.R.Bertrami. A sutileza do arranjo de ‘Moon River’ preserva a beleza da canção e destaca a ótima intérprete, o mesmo valendo para ‘The Shadow of Your Smile’. ‘Dio Come Ti Amo’ é um monumento às lágrimas. Em língua portuguesa, as canções ganham uma versão suave. E Ithamara acrescentou dois bônus: ‘Cristal’, tema incluído em uma telenovela e ‘Iluminada’, o primeiro sucesso comercial da cantora, da minissérie 'Riacho Doce'. (por marco antonio barbosa)

Ithamara Koorax – Serenade in Blue (2001)

Serenade in Blue (2001)
(my favorites songs)

Tracklist
01. Cristal 02. Un homme et une femme 03. Mas que nada 04. Serenade in blue 05. Moon river 06. Samba de verão 07. The shadow of your smile 08. Bonita 09. Aquarela do Brasil 10. Aranjuez - "Follow me" 11. Dio come ti amo 12. Iluminada

Com ‘Bim Bom’, Ithamara Koorax conseguiu o que está entre suas maiores realizações, uma homenagem brilhantemente concebida ao músico e compositor brasileiro, João Gilberto. Um conjunto estimulante de melodias escritas e co-escritas por João, e interpretadas por Ithamara perfeitamente acompanhada apenas pelo aclamado violão de Juarez Moreira. Um álbum para apreciar o significado da influência de João Gilberto e uma celebração digna de suas realizações.

ithamara koorax - bim bom (2009)

Bim Bom (2009)
(the complete joão gilberto songbook)

Tracklist
01. Bim Bom 02. Hô-Bá-Lá-Lá 03. Forgotten Places 04. Minha Saudade 05. Você Esteve Com Meu Bem? 06. Valsa 07. Um abraço a Bonfá 08. Contas de Vidro 09. João Marcelo 10. Undiú 11. Acapulco 12. Hô-Bá-Lá-Lá (English Version)

ithamara koorax - love dance (2003)    ithamara koorax - brazilian butterfly (2007)

Love Dance (2003)    |    Brazilian Butterfly (2007)

Love Dance
01. Ligia 02. I Loved You 03. Love Dance 04. La Puerta 05. Man Alone 06. Amparo 07. Someday 08. Flame (O Amor E Chama) 09. April In Paris 10. Blauauge

Brazilian Butterfly
01. O Vento 02. Os Escravos de Jó 03. Amor Em Jacumã 04. Lamento Negro 05. Butterfly 06. Fica Mal Com Deus 07. Noite de Temporal 08. A Lenda do Abaeté 09. Coco Peneruê 10. Carinhoso 11. Frenetico

3 comentários:

violoesguitarra disse...

Assim você acaba com o que resta de espaço no meu HD.
Interessante a comparação que você faz acima de Tom Jobim e Gershwin e Luiz Bonfá e Cole Porter. Pois não é que esses são os músicos preferidos do violonista russo Alexander Vinitsky? O russo é bom de samba, está lá no Violões e Guitarras.

Marcel Ayres disse...

Ótimo blog. Gostei da indicação, vou baixar algumas músicas da cantora... não a conhecia.

Fiz um post sobre Ella Fitzgerald...dá uma olhadinha - http://poparte.wordpress.com/



Abs

Juan Trasmonte disse...

Grandes Itha-Mara!
Companheira, o Brasil é um país tão incrívelmente fertil em cantoras que tem até aquelas que são mais reconhecidas fora do Brasil mesmo, como Flora, Ithamara e Luciana Souza, entre outras.
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...