the mission

the mission movie

Em 1986 era lançado ‘The Mission’, um filme britânico do diretor Ronaldo Joffé, com magnífica trilha sonora assinada por Enio Morricone e Robert De Niro e Jeremy Irons nos papéis principais. É uma obra prima. Palma de Ouro em Cannes e Oscar de fotografia. O filme é a dramatização de um evento, usando elementos da história e de seus protagonistas. Robert De Niro encarna Mendoza, um violento mercador de escravos indígenas, do século XVIII. Arrependido pelo assassinato de seu irmão converte-se em missionário jesuíta e se une ao Padre Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta que luta para defender os índios, em ‘Sete Povos das Missões’, região da América do Sul reivindicada por portugueses e espanhóis, e que será palco das ‘Guerras Guaraníticas’.

Ao longo dos séculos XVI e XVII várias missões católicas foram criadas pelos jesuítas na América do Sul. Embora tivessem como objetivo a difusão da fé e a conversão dos nativos, as missões acabaram como mais um instrumento do colonialismo. As missões jesuíticas tiveram grande importância histórica para todo o Brasil. O Tratado de Madrid estabeleceu limites entre territórios Espanhóis e Portugueses, e os Sete Povos das Missões passaram a pertencer à Espanha, o que obrigaria os índios a mudarem-se para a outra banda do rio Uruguai. Esse foi um dos motivos que determinaram a ‘Guerra Guaranítica’, um verdadeiro massacre dos nativos e seus amigos jesuítas por soldados de Portugal e Espanha.

Os personagens principais são dignos de destaque no filme: Padre Gabriel, superior da missão, representado por Jeremy Irons, que sempre interpretou papéis devassos, surpreende na figura espiritual e comprometido com o povo indígena. Robert de Niro, o capitão Mendoza, resume bem o caso de muitos espanhóis que vieram para as colônias e depois entraram para a 'Companhia de Jesus'. Convertido em padre Mendoza, rezou e decidiu-se a lutar com os índios, com armas. Os cenários são deslumbrantes escolhidos pelo diretor nas cataratas do Iguaçu para ambientar a saga dos jesuítas e dos índios. Em tempos de banalização e mediocridade generalizada, ver novamente o filme ‘The Mission’ e ouvir Ennio Morricone faz bem à alma.

The Mission (1986)

Tracklist
01. On Earth As it Is in Heaven 02. Falls 03. Gabriel's Oboe 04. Ava Maria Guarani 05. Brothers 06. Carlotta 07. Vita Nostra 08. Climb09. Remorse 10. Penance 11. The Mission 12. River 13. Gabriel's Oboe 14. Te Deum Guarani 15. Refusal 16. Asuncion 17. Alone 18. Guarani 19. The Sword 20. Miserere

ennio morricone - gabriel's oboe

    

Um comentário:

rebloggando-requeri disse...

esta é uma das mais belas sondtracks que meus ouvidos já ouviram durante um filme ... enquanto assistia, pela primeira vez, achei que não ia ouvir mais nada depois dela, que ficaria surda ... eu tenho ela de todo jeito ... a união yo yo ma morricone acabou comigo ... beijo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...