ed motta

ed mottaEduardo Motta, o Ed Motta que nasceu na Tijuca, Rio de Janeiro, é sobrinho do criador de um soul com sotaque brasileiro e carioca, o cantor e compositor Tim Maia. Desde criança já mostrava interesse por música e um dos favoritos hits era 'You Are The Sunshine Of My Life' de Steve Wonder. Cresceu rodeado por música. Ed Motta é um dos mais criativos compositores brasileiros, pautado pela experimentação e uma total ausência de regras, junta à musica popular brasileira o funk, o soul, a dance music, o jazz, o reggae, o rock que resultam numa exuberante sonoridade. Profundo conhecedor de vinhos e colecionador, é apaixonado pela sua coleção de vídeos de cinema, mas seu coração bate forte por sua coleção de cerca de 20 mil discos de vinil.

O gatilho para que essa natural paixão pela música foi o interesse em colecionar discos e fugindo da sua origem disco/funk/soul começou a pesquisar desde Scooty Moore a Jimmy Page, mas a obsessão foi mesmo o blues-rock britânico. Convidado para ser o vocalista da banda de hard rock "Kaballah" sendo influenciado por Iron Maiden e Thin Lizzy, tocava Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, AC/DC entre outros. Após esta fase começou a tocar blues/rock até que descobriu Jeff Back e voltou ao berço da música negra. Foi morar em Nova York e lá descobriu a música erudita de Grieg, Fauré, Cesar Frank, Debussy e outros e começa aí, em meados dos anos 80, a nascer o Ed Motta que se consagrou. Aberto a inovações e a surpresas, ele é mais um caso de artista que faz sucesso internacional e passa meio batido no Brasil, ele sabe que sua música é admirada e consumida por poucos no Brasil, mas não se importa, prefere fazer algo contundente a angariar fundos.

ed motta & blues etílicos - people get ready


ed motta - diferença    Ed Motta - Perfil (2008)    ed motta - chapter 9 (2008)

Diferença    |    Perfil (2008)    |    Chapter 9 (2008)

Tracklist: Diferença
01. Without Words with Nature´s Plan & 4 Hero 02. Patinete with Alex Attias 03. The Red Blouse with Ricardo Silveira 04. Samurai 05. Garota de Ipanema with Bossacucanova 06. Amor & Saudade with Jair Oliveira 07. Nascente with Flavio Venturini 08. Sus 4 Jam with Alex Attias 09. A Namoradeixa with Claudio Zoli (Remix) 10. Solução (Remix) 11. Eu Te Vejo Em Tudo with Ebony Vox 12. Ainda Lembro with Marisa Monte (Remix) 13. Perdão Talvez with Paula Lima 14. Caso Sério (Live) 15. Azul Da Cor Do Mar (Live) 16. Mesa De Bar with Alcione (Live) 17. People Get Ready with Blues Etílicos (Live) 18. No Meu Coração Você Vai Sempre Estar

Tracklist: Perfil
01. Fora Da Lei 02. Colombina 03. Manuel 04. Vendaval 05. Azul Da Cor Do Mar 06. Daqui Pro Méier 07. Vamos Dançar 08. Solução 09. Caso Sério 10. Doce Ilusão 11. Nascente 12. Falso Milagre Do Amor 13. Garoto De Ipanema 14. Colombina (acústico)

Tracklist: Chapter 9
01. The Man From The Oldest Building 02. You’re Supposed To 03. Twisted Blue 04. The Runaways 05. St. Christopher’s Last Stand 06. Tommy Boy’s Big Mistake 07. The Sky Is Falling 08. The Caretaker 09. Georgie And The Dragons 10. Ikarus On The Stairs

9 comentários:

Luiz Lailo disse...

Ed Motta é também um profundo conhecedor de vinhos, arte que aprendeu com sua mulher. Em um restaurante de Nova Iorque que costuma frequentar ele deixa guardados os seus vinhos preferidos. Mantém uma coluna na revista Veja sobre o assunto.

Na minha partição Windows Vista, há tempos, instalei o programa Joost. Por esses dias baixei uma atualização e fui dar uma navegada. Repeti um show do Ed Motta com a duração de uma hora e vinte. Maravilhoso. Imagens incríveis. Da outra vez já tinha visto filmes de cães e gatos. Vou procurar novamente.

mara* disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

mara* disse...

pois é...existem outras obsessões: charutos que foram, por ordem médica, substituídos por cigarrilhas, cervejas belgas, revistas de histórias em quadrinhos e a mais atual, chá. diz ele que não consome nada do povão, a não ser que seja algo do povão italiano ou francês. pernóstico o rapazinho. titio maia fez escola, apesar do ódio que existia entre os dois, sabe-se lá porque! vou procurar este show que você recomenda. gosto dele.

requeri disse...

a melhor referência dele, pro meu prazer, é a enologia. admiro e invejo quem conhece.
beijo.

mara* disse...

adoraria ver a coleção de 20 mil bolachas, o seu conhecimento sobre vinho dispenso, charutos e histórias em quadrinhos idem.

requeri disse...

a coleção de vinil tb é uma atração à parte na história do ed mota. mas, como cantor ele não agrega ... fazer o quê???
o meu porrinha gosta e ganhou de mim um cd que, na mudança, acabou ficando comigo. será que ele ainda gosta??? acho que sim ... ele entrevistou o cara e mantém contato até hoje. deve ser por isso que o cd ficou aqui ...

Tiago Matias disse...

Ele é meio louco. Cheio de manias e tal. Mas a música dele é excelente! Gosto muito de um ao vivo - que eu tinha mas perdi, damn it! - e do disco "Entre e Ouça". Sempre ouvi os hits dele, embora nunca tenha tido a curiosidade de ouvir os discos novos...

Paulo Henrique disse...

Ed Motta é muito bom quando está focado em música, seja como autor ou como intérprete. Agora já vi shows dele em que a cabeça estava em outro lugar. Aí êle é um tremendo mala. Não sai nada de bom.
Por isso agora prefiro seus CD's, seja ao vivo ou gravado em estúdio.
Parabéns Mara pelo belíssimo trabalho!
Paulo Henrique

mara* disse...

Sobrinho de peixe, peixinho é! Ed não apenas herdou a musicalidade do tio Tim, mas a chatice e as obsessões também. Obrigada Paulo pela visita e comentário. Fui conhecê-lo, mas o seu perfil não está disponível.

Um abraço carinhoso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...